Cocô na trilha usando o Shit Tube

Carrapatus Bike

Carrapatus

Trekking & Bike

Carrapatus Trekking
Carrapatus Trekking & Bike
Ir para o conteúdo

Cocô na trilha usando o Shit Tube

Carrapatus Trekking & Bike
Publicado por Kleber Santos em Equipamentos · 25 Abril 2020
Um dos principais desafios para os iniciantes em trilhas e travessias é fazer suas necessidades fisiológicas. O cocô ou o mais popularmente conhecido como "número 2" é o mais desafiador. Não existe nenhum segredo, porém darei algumas dicas em um outro post.

O assunto agora é o "Shit tube", que é um equipamento que está sendo exigido para travessias em parques nacionais e deverá se expandir para todos os ambientes naturais.



O grande problema é a forma que praticantes e principalmente os novatos trilheiros tratam este assunto. Não existe coisa mais triste do que achar um "número  2" no meio de uma trilha. Além do estrago que pode causar em seus pés ou equipamentos, a grande questão está relacionado aos animais, insetos e contaminação de nascentes e rios.

Um exemplo básico está no Pico dos Marins em Piquete. Em uma das bases para camping, existe um fio de água belíssimo, onde a maior parte do ano está impróprio para consumo devido a contaminação por coliformes fecais.

Até então, a forma mais correta era fazer com uma pequena pá, um buraco de aproximadamente 15 centímetros e depois enterrá-lo e voltando a vegetação (restos de folhas) para deixar quase que invisível os vestígios.

De 2018 pra cá, está sendo exigido a utilização do "shit tube" em alguns parques nacionais, como por exemplo o Parque Nacional do Itatiaia.

O "shit tube" ou um "Tubo de cocô" é um simples recipiente, onde podemos trazer nossas fezes para serem despejadas em lugares apropriados e não mais deixá-lo na montanha ...

Normalmente é fabricado por um simples tubo de PVC, vedado com tampas e as fezes embrulhadas em um pedaço de papel com um pouco de cal.

O cal serve para secar e retirar o odor das fezes. Porém tem que ser utilizado com muito cuidado, pois pode ser um poluente.

Abaixo está um link do pessoal da Troupe da Trip que dá o passo a passo de como fabricá-lo em casa:



Para os que não querem se preocupar em fabricar seu próprio "Shit Tube", poderá comprá-lo na loja abaixo:



Também um vídeo no Youtube no canal da Vivian Telles com a @anapaulaaventureira com dicas práticas de como utilizá-lo:



Carrapatus Trekking & Bike
Voltar para o conteúdo
Flag Counter