MG - Alagoa - Pico de Santo Agostinho - Carrapatus Trekking & Bike

Carrapatus

Trekking & Bike

Carrapatus Trekking & Bike
Ir para o conteúdo

MG - Alagoa - Pico de Santo Agostinho

Trekking

MG - Alagoa

Trekking pelo Pico de Santo Agostinho (Pico do Garrafão)

Viagem realizada em 28 e 29 de Julho de 2018

Relato             Álbum              Vídeo            Tracklog


Relato

O pico de Santo Agostinho ou pico do Garrafão é uma formação rochosa localizado entre os municípios de Itamonte e Alagoa, na serra da Mantiqueira, sul do estado de Minas Gerais. Fica no no Parque Estadual da Serra do Papagaio e tem 2.359 metros de altitude.
O pico é atravessado pelo Túnel do Garrafão, que se estende por aproximadamente 500 metros e possivelmente foi utilizado para mineração. Uma lenda local, porém, diz que o túnel foi cavado pelos jesuítas como parte das obras realizadas para desviar o curso dos rios da região.
É a 29ª montanha mais alta do Brasil. O cume fica a 13,6 km do centro de Alagoa.

Fonte Wikipedia

Madrugada de sábado, em pleno mês Julho/2018, saímos de sampa sentido a cidade de Alagoa-MG. Apesar do sono, ao avistar a Serra da Mantiqueira pela Via Dutra, já tenho aquela sensação que será um passeio incrível.

Ao chegar em Itamonte e pegar a rodovia LMG-881, já vale cada centavo gasto no passeio. É uma rodovia que já tive o prazer de descer de bike e foi uma sensação inigualável.

Nosso destino era a Pousada Casarão que fica em uma saída da LMG-881. A pousada já é um grande atrativo da região, com seus queijos, cachaças, doces e tudo mais ...



Carros estacionados, mochilas prontas e após ter tomado um belo café, partimos pela estradinha sentido ao pico. São praticamente 7 km de muitas e muitas subidas até o ponto de início da trilha.



Você não precisa posicionar a máquina fotográfica para tirar fotos perfeitas. Qualquer lado que aponte, será uma foto de cartão postal.



Ao passar por uma porteira, iniciamos a subida por trilha bem íngreme. São aproximadamente 4 km até o pico.

Existem várias áreas para camping espalhadas pelos morros, porém existe uma área totalmente abrigada por árvores que é a melhor opção. Como esta área já estava ocupada por umas 10 pessoas, resolvemos ficar a uns 100 metros a frente, onde foi uma excelente opção.



Deste ponto, considerando mais 100 metros, possui uma bica dágua potável perfeito para encher as garrafas ou bolsas de hidratação.

Foi noite de lua cheia e todo o campo ficou iluminado. Foi uma noite agradável e tranquila.

No Domingo pela manhã, após várias fotos e filmagens dos mirantes, arrumamos nossa bagagem e iniciamos a descida.

Ao chegar nas estradinhas, desviamos para visitar o túnel dos Jesuítas. Na boca do túnel, você pode deixar as mochilas e cruzá-lo. São 75 metros, onde você pode apreciá-lo e voltar pelo mesmo caminho.



Agora era acelerar o passo pelas descidas para pegar um almoço caipira na Pousada Casarão. Próximo ao meio dia, já estávamos de banho tomado e iniciando nosso almoço.

Dicas
Você poderá ir de carro até início da trilha onde você poderá estacioná-lo. Aparentemente é um local seguro e você economizará 14 Km de caminhada (ida e volta).

A Pousada Casarão (+55 35 9859-7230) oferece um excelente café da manhã, almoço e janta. Contate com antecedência.


NUNCA faça fogueiras nas montanhas.




Segue abaixo o tracklog:


Álbum


Vídeo
Carrapatus Trekking & Bike
Flag Counter
Voltar para o conteúdo