MG - Itamonte - Travessia Morro do Couto à Prateleiras
Trekking
RJ - Itatiaia / Divisa / MG - Itamonte
Relato
Com aquela vontade de voltar ao Parque Nacional do Itatiaia ( PNI ), resolvemos ir no dia 10 de Outubro de 2020 refazer a Travessia Couto – Base das Prateleiras.
Devido a pandemia, foi necessário a compra do ingresso pela internet uns 10 dias antes.
Chegamos na entrada da Parte Alta do parque por volta das 8:30 e já preenchemos o formulário exigido no Posto do Marcão.
Estacionamos os carros e arrumamos a mochila e iniciamos a subida bem ao lado do estacionamento. A trilha começa pela estradinha da Antena já em ascensão e logo existe uma bifurcação, onde já inicia a trilha por uma superfície rochosa.
Considero uma trilha de nível médio, pois apesar de ter ao todo 13 Km, os 8 primeiros kilometros anda-se pela crista rochosa das montanhas e atingindo altitudes de 2.680 metros no Morro do Couto, que é a oitava maior elevação rochosa do Brasil.
A partir daí, começa uma sequência de escalaminhadas e no trecho de ataque ao Couto, a escalaminhada torna-se um pouco técnica.
Para quem já tem um pouco de experiência, não há grandes obstáculos, porém um pouco de desgaste físico.
A partir do Couto, a caminhada entra em um sobe e desce até a base da Prateleiras.
Caso ocorra um desgaste físico muito grande, há uma opção de encurtá-la em 3 Km, descendo para o Abrigo Rebouças a aproximadamente 1,5 Km da base das Prateleiras.
Independente da decisão acima, o Abrigo Rebouças é o lugar perfeito para passar algum tempo. Lugar para fazer aquele lanche e tirar várias fotos em uma pequena represa formada pelo Rio Campo Belo, que nasce acima dos 2.500 metros de altitude.
Assim é só seguir pela estradinha até o estacionamento, que fica ao lado do Posto do Marcão.
Não esqueça que deve-se sair do parque até as 17:00
Os ingressos podem ser adquiridos através do site abaixo:
http://www.parquedoitatiaia.tur.br/
Álbum
Vídeo
Travessia Morro do Couto à Prateleiras - Parque Nacional do Itatiaia - RJ