MG - Volta dos 80 - Itamonte - Carrapatus Trekking & Bike

Viagem realizada de 31 de Maio à 02 de Junho de 2018

Relato              Álbum             Vídeo            Tracklog

Relato

Desde que conheci o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), já ouvi falar da Volta dos 80. Uma vez ao ano, várias pessoas da cidade fazem este percurso à cavalo, moto, 4x4, etc ...
No último ano, tentei fazer um trecho com meu simples carro, mas infelizmente consegui percorrer apenas 2Km saindo do Brejo da Lapa na Estrada do PNI. As estradas de chão são muito ruins e seria ideal percorrer com uma 4x4.
Qual seria então a opção ? Claro, porque não de bike. E assim fizemos.
Foram 3 dias muito bem aproveitados.
Ficamos hospedados no Hostel Yellow House que fica a 10Km da Garganta do Registro, onde deixei meu carro.

Partimos em uma quinta-feira por volta das 8:00 da manhã pela Rodovia Sebastião Alves do Nascimento sentido a Garganta do Registro.

Após 10 Km de pura subida, chegamos as lojinhas de queijos e outros produtos maravilhosos da Garganta do Registro.

Com a bagagem bem mais pesada com alguns queijos e pinhões, partimos pela estrada do PNI.

Conhecemos pessoas maravilhosas no caminho, que nos apoiaram muito em nossa viagem.

Após 23 Km percorridos, chegamos na Pousada dos Lobos, onde pernoitamos.

Na sexta-feira pela manhã, a ideia era percorrer apenas uns 12 Km para aproveitar cada centímetro do lugar. E assim fizemos.

Passamos pela Pousada dos Lírios e após alguns poucos quilômetros, chegamos na casa do Jesuel.

Jesuel é um dos Tropeiros do Parmesão, figura muito conhecida em uma reportagem do Globo Rural a uns 8 anos atrás. Ele fez uma pequena pousada muito aconchegante. Alí abasteci meu estoque de queijos tipo parmesão.

Seguimos sentido a Fragária e algum tempo depois sentido Campo Redondo, avistamos a tão famosa Cachoeira da Fragária com quase 100 metros de queda.

Continuamos entre subidas e descidas até o Campo Redondo. Chegando lá, ficamos hospedados em uma casa da D. Neiva, proprietária do único bar/venda (Bar Barbosa) do povoado.

No sábado pela manhã, partimos sentido Itamonte-MG.

Não dá para definir a quantidade de cartões postais e a receptividade das pessoas. Só temos que agradecer.

Segue abaixo o tracklog:

Sugestões:
Percurso em 2 dias: Sugiro sair do Hostel Yellow House e ir até a Pousada dos Tropeiros (marcado no tracklog) e finalizar no segundo dia.
Percurso em 1 dia: Levar o mínimo de peso possível, pois apresenta um desnível considerável. Porém não aconselho, pois deixará de curtir muita coisa.

Telefones/Contatos:
- Hostel Yellow House ( Contato: Dalva - Fone: +55 21 99293-1548 )
- Pousada dos Lobos ( Contato: Marcelo - Fone: +55 35 9730-3035 )
- Pousada dos Tropeiros do Parmesão ( Contato: Jesuel - Fone: +55 35 9149-8470 )
- Bar Barbosa ( Contato: D. Neiva / Odair - Fone: +55 35 9142-6773 ou +55 35 9931-1398 )
- Taxi em Itamonte se necessário ( Contato: Abel - Fone: +55 35 9124-3014 )