MG - Prados - Travessia Prados a Tiradentes - Carrapatus Trekking & Bike

Trekking
MG - Prados - Tiradentes
Travessia Prados à Tiradentes - Serra São José

Travessia saindo de Prados-MG, subindo a Serra São José e descendo pela trilha dos escravos em Tiradentes-MG.

Viagem realizada em 21 e 22 de Abril de 2017

Relato              Álbum             Vídeo            Tracklog

Relato

Com o feriado de Tiradentes caindo em uma sexta-feira, nada mais lógico para trilheiros do que programar uma trilha. Como sugestão do feriado, decidimos fazer a travessia da cidade de Prados-MG à Tiradentes-MG, seguindo pela belíssima Serra São José.

Partimos de carro na quinta-feira às 16:00 horas sentido a cidade de Prados-MG. Devido a algumas obras na altura de Extrema na Fernão Dias, nossa viagem atrasou em mais de 2 horas. Chegamos na Pousada Vivenda Letícia (+55 32 3353-6437) localizada no bairro Pinheiro Chagas em Prados-MG por volta de 00:15. O carro ficou na pousada durante o tempo de travessia.

Na sexta-feira às 08:00, após um belo e reforçado café da manhã, partimos para a estrada do parque, que fica a alguns metros da pousada.

Após a entrada do parque, existe uma espécie de guarita desativada e alí, passando pela cerca, começamos a subir pelo pasto.

Após uma subidinha para esquentar o corpo, chegamos em uma casa de pedra pertencente a uma antiga pedreira. Mais um pouco a frente, conseguimos ver um longo caminho de pedras. Existe um primeiro poço, porém aparentemente é de água da chuva que ficou represada nas pedras e não indico o consumo.

Por volta de 1,5Km acima, chegamos no Mirante da Garganta. Um lugar maravilho para tirar uma self, a qual ganhou lugar na minha foto de capa da travessia.

Seguindo, chegamos ao Mirante do Cruzeiro, onde possui uma ótima área para acampar. Existem alguns relatos que lá possui água na época de chuvas, porém não me atentei em procurar. Em menos de 2Km, existe um excelente ponto de água.

Pelos próximos kilometros, passamos por lugares lindos, as vezes por lajes e a maior parte do tempo por trilha.

Passamos pelo Mirante do Carteiro e depois no túmulo do Carteiro. E assim andamos mais alguns metros e armamos nosso acampamento na Cachoeira do Gamelão e acampamos por lá.

A ideia inicial era cruzarmos o restante da serra. Este restante de trilha já era conhecido por mim, pois fizemos a alguns anos atrás. Porém, após conversar com o grupo, decidimos encurtar nossa trilha, descendo pela Calçada dos Escravos e aproveitar um pouco mais a cidade de Tiradentes.

Chegamos por volta das 10:30 em Tiradentes e alí mesmo na rodoviária, pegamos um taxi para buscar os carros em Prados.

Por volta das 12:00, estávamos armando as barracas no Camping Tiradentes  (http://www.campingtiradentes.com.br).

E assim fechamos nossa travessia.

Segue abaixo o tracklog:

Gastos:
Pousada Vivenda Letícia - Prados-MG - R$ 60,00 com café da manhã
Camping Tiradentes - Tiradentes-MG - R$ 25,00 + R$ 5,00 café da manhã + R$ 10,00 estacionamento do carro