RS - Cambará do Sul - Cânions - Carrapatus Trekking & Bike

Trekking
RS - Cambará do Sul
Cânion Itaimbezinho e Cânion Fortaleza

Visita ao Cânion Itaimbezinho e Cânion Fortaleza em Cambará do Sul - RS.

Viagem realizada de 11 e 14 de Fevereiro de 2020

Relato              Álbum             Vídeo            Tracklog

Relato

Com o vencimento de meu período de férias do trabalho, não tive muito tempo para escolher um destino de viagem.

O Parque Nacional de Aparados da Serra-RS, estava em meu “caderninho de anotações” a muito tempo. Em uma breve pesquisa na internet, achei preços de passagens aérea tentadores e com isso não pensei duas vezes.

Saimos em uma terça-feira (11/02) do aeroporto de Guarulhos em direção à Porto Alegre. Chegamos por volta das 10:00 da manhã. Aluguei um carro e fomos para a cidade de Cambará do Sul-RS.

A rota escolhida foi de aproximadamente 230Km, onde fomos margeando as lagoas do Rio Grande do Sul. Subimos a serra pela Rota do Sol (rodovia RS 453), que é a estrada de acesso ao Litoral Norte Gaúcho. Liga Caxias do Sul e a Serra Gaúcha ao Litoral Norte Gaúcho. As paisagens são de tirar o fôlego.

Em um pouco mais de 3 horas, estávamos em Cambará do Sul-RS.

Cambará do Sul é uma cidade com um pouco mais de 6.000 habitantes, cercada de araucárias e também a terra dos principais cânions da região.

Escolhemos como estadia o Hostel Cape Town (contato no final do relato). Essa foi nossa melhor escolha, pois é um lugar super aconchegante e com pessoas acolhedoras.

No dia seguinte, nosso primeiro cânion escolhido para visitação foi o Itaimbezinho.

Cânion Itaimbézinho - Parque Nacional Aparados da Serra

Este cânion dispensa a contratação de guias e é auto-guiado. É super estruturado com banheiros, placas indicativas e com trilhas consideradas de nível fácil.

Segue uma breve descrição do site da prefeitura:

Prefeitura Cambará do Sul - Contemplação

O Itaimbezinho é o cânion mais famoso da região. Fica localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, distante 18 km do centro de Cambará do Sul. O Instituto Chico Mendes é o órgão responsável pela preservação do local. Os seus paredões com 5,8 km de extensão e 720 metros de profundidade encantam visitantes. O nome é de origem tupi guarani e significa “ita”, que é pedra, e “aimbé”, que quer dizer cortada. Ao observar as paredes íngremes, que parecem ter sido cortadas a facão, logo se entende porque os índios deram o nome de Itaimbezinho. Visitado por milhares de pessoas todos os anos, o Cânion Itaimbezinho propicia a realização de diversas atividades, como trekking e passeios de bike. Na parte de cima, é possível caminhar por duas trilhas: a do Vértice e a do Cotovelo. Já na parte de baixo, os visitantes podem se aventurar na Trilha do Rio do Boi, uma verdadeira expedição por dentro do cânion.

Optamos por fazer as Trilhas do Cotovelo e do Vértice, o qual é auto-guiada. Para a Trilha do Rio do Boi, é necessário a contratação de um condutor local e também necessita de uma autorização.

O parque é simplesmente lindo e para fechar o passeio existe uma fazenda centenária, onde é possível tomar um café, comer um pastel e contemplar peças históricas. Também vendem diversos produtos.

Cânion Fortaleza - Parque Nacional Aparados da Serra

Este cânion é tão impressionante como o Itaimbezinho, porém sem estrutura nenhuma.

Optamos em contratar uma agência na cidade. Existem muitas opções e não existe uma específica para indicar.

A idéia de contratar a agência foi devido as condições da estrada que chega até este cânion, pois estava em péssimas condições.

A trilha é bem curta e facilmente se faz em umas 2 horas, considerando a contemplação.

Segue uma breve descrição do site da prefeitura:

Cânion Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral

Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é considerado um dos mais exuberantes da região. Possui 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.240 metros acima do nível do mar. Os seus paredões lembram muralhas. Daí a origem do nome Fortaleza. As principais trilhas são: a Trilha do Mirante, onde é possível ver a grandiosidade do cânion e, em dias claros, parte do litoral gaúcho; a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto onde despencam as águas do Arroio Segredo;  a Pedra do Segredo, um bloco de rocha de 5 metros de altura, pesando 30 toneladas, equilibrada numa base de 50 centímetros. Um verdadeiro segredo! Borda Sul - Trilha para observação da extensão total do cânion Fortaleza. O percurso total da caminhada é 10 km e sua duração varia de 5 a 6 horas. Iniciamos a caminhada pela Pedra do Segredo que é um bloco de rocha de aproximadamente 5 metros de altura que está apoiado em uma base muito pequena em relação ao seu tamanho. Deste ponto conseguimos observar também o início do cânion em meio à “mata nebular”, formação vegetal endêmica da borda dos aparados. Passamos pela cachoeira do Tigre Preto com seus aproximadamente 250 metros de altura. A partir daí seguimos pela borda do cânion com objetivo de chegar até o ponto chamado de mirante onde ficaremos a 1.112 metros acima do nível do mar. Na caminhada da borda conseguimos observar praticamente todas as paredes e fendas do cânion, além de toda morfologia do relevo dos campos de cima da serra, seus ecossistemas e sua fauna. O mirante nos possibilita avistar o litoral, a cidade de Torres, o planalto, a encosta, a planície catarinense, toda a extensão do cânion com seus 7,5 km e suas paredes mais profundas de 900 metros de altura.  O cânion Fortaleza é o mais conhecido do Parque Nacional da Serra Geral e também o mais visitado. Não possui nenhuma infra-estrutura a não ser uma casa onde ficam os guardas que fazem o controle do número de visitantes. De Cambará do Sul até o cânion são 23 km de estrada de chão onde são gastos em torno de 45 minutos a 1 hora para se percorrer.

Em Cambará do Sul, não deixe de visitar os Sabores da Querência com doces e geléias maravilhosas.

Para finalizar o passeio na região, fizemos um bate-volta em Gramado, Canela e São Francisco de Paula.